Alguém me perguntou a forma mais prática de sermos felizes.
Vamos então aqui usar a filosofia pitagórica, que usava os números para entender a verdade. Já usei este método. Descobri por exemplo, que a origem da inteligência está na somatória entre a memória e o raciocínio, ou ainda para desvendar o segredo entre o ovo e a galinha, feita do casamento entre dois seres diferentes.
A felicidade também pode ser encontrada de forma prática entre duas coisas, uma delas já descobrimos na origem do amor, a harmonia, e a outra descobrimos agora, a liberdade.
Temos que compreender que quem quer a felicidade não é o nosso corpo, mas nossa alma. Por isso temos que entender a natureza da alma, e não do corpo.
A forma mais prática de alimentar a alma de felicidade está na arte, pois toda arte é criação divina. Todo verdadeiro artista ouve um pequeno sussurro em seu ouvido, vindo do mundo das idéias antes de começar a sua obra, da mesma forma como o Demiurgo de Platão fez toda a sua criação.
A nossa aproximação com a arte, seja na música, no cinema, nas pinturas ou esculturas, e até em um local isolado através da literatura, onde estão escritas as idéias sussurradas no ouvido do escritor, faz com que nossa alma se aproxime do criador. Ou ainda apenas pensando, ninguém pode nos proibir de pensar em coisas boas, seja em nosso local de trabalho, seja numa penitenciária. Como o nosso pensamento vem do mundo das idéias, a harmonia universal penetra em nosso corpo, sem que nenhuma barreira possa intervir, fazendo com que nossa alma se sinta cheia de amor e próxima de seu mundo livre e eterno.
A forma mais prática de ser feliz é apenas pensar, pensar apenas em coisas boas. Passe o dia pensando, mesmo que esteja em uma camisa de força, nada pode lhe proibir.
Um dos grandes filósofos da nossa história, afirmou serem três os pré-requisitos para alcançarmos à felicidade: "consciência reta", "vida correta" e "Coração de Paz". Temos que lembrar que a vida não é um problema, é um desafio. Ela nos apresenta oportunidades de crescimento, notadamente nos setores que mais necessitamos. Por detrás dos problemas existem lições, desafios, tarefas. E grande ventura tomará conta de nós quando vencermos os obstáculos que a vida nos apresenta. As estradas que levam à felicidade fazem parte de um método gradual de crescimento íntimo, cuja prática só pode ser exercitada pausadamente, pois a verdadeira fórmula da felicidade é a realização de um constante trabalho interior. Ninguém pode nos fazer felizes ou infelizes, somente nós mesmos é que regemos o nosso destino, somos herdeiros de nossos atos. Assim sendo, fracassos ou sucessos são subprodutos de nossas atitudes construtivas ou destrutivas.
Não escapa a Freud que a felicidade é (…) “o que deve ser proposto como termo a toda à busca, por mais ética que seja”.
“Ninguém pode me obrigar a ser feliz a sua maneira”
Contudo temos que ter bastante cuidado com a nossa pontaria, o que estamos fazendo e com que estamos tentando mexer. A vida das pessoas não é uma brincadeira, nem pode ser um jogo. Amizades devem ser construídas na base da verdade e lealdade, pois com esses critérios estarás levando a serio a resistência desses sentimentos. Amor, amizades, Felicidade, são continuações uns dos outros. E suas passagens podem ser incompreendidas se não fizemos a nossa parte ao conquistarmos a chance. Devemos nos comportar com os nossos amigos do mesmo modo que gostaríamos que eles se comportassem conosco. Onde quer que nos encontremos, são os nossos amigos que constituem o nosso mundo. Não te interesses sobre a quantidade, mas sim sobre a qualidade dos vossos amigos. Para que embora não se saiba os caminhos de cada um, na hora em que precisarmos atirar em alguma direção, que ela seja sempre a mesma. Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama tudo, será determinante para a colheita futura. E vamos pensar bem sobre a vida, a amizade e o amor!
Bom domingo! Tenha uma semana produtiva e cheia de bênçãos.
BEIJOS K
Belo esse texto. E por ter tanta importancia para ti, vou complementar num conselho. Amizade é raridade, embora todos te chamem de amiga.Tem gente demais e pouca sinceridade.As vezes conhecemos as pessoas hoje e elas são muito mas amigas e nos amam muito além do que outras que conhecemos a meses ou anos.Amor é um sentimento delicado, vivo e presente em nossas vidas.E a amizade bem acompanhando cada passo do amor e da felicidade.Haha aquela velha história de que sou sua amiga..Não boto credibilidade nisso. No final todos querem um oi.Tem gente que procura falhas no que fazemos, ou tenta mostrar que consegue. Só pra tentar provar que não é tão inferior. Ficar em silencio é um dadiva de poucos mortais. E fazer tanto barulhos com delicadeza e charme é um dom seu. Já me sinto um amigo seu Kalina... Eu quero que me entenda!
ResponderExcluir